sexta-feira, 21 de setembro de 2018

A BICICLETA

a bicicleta no fim do corredor 
virada para a parede
é o que resta desta vida:

sou pneus que esvaziam lentos
sem ansiar qualquer passeio 
ou acreditar em encontros.
sou a preguiça a cobrar da vida razão 
que ela não tem para me pôr em exercício.

a bicicleta desliza apenas nestes versos:
vielas tristes de arrastar meus sentimentos,
jeito poeta de engolir o tempo
como um antídoto contra existir.

existem como notas de falecimento a prazo
os objetos sem alegria assim deixados. 
são flagrantes de desejos desbotados,
querer arquivado.

denúncia muda de minha volatilidade
a banhar-se na chuva insossa do descaso. 
o destino dos sonhos realizados é oxidar.
o selim é lembrança que de ali 
uma infância estatelou em mim.

a bicicleta virada para a parede adivinha:
"saber o destino desgosta o caminho".
só a questão "quando chegarei?" permanece
num timbre debochado da vida.

fosse filosofia de fugir de mim
e não de levar-me estúpido à padaria,
enchesse os pneus, pedalasse sem freios...
a pé, tardo na realidade!

o caminho achasse sua graça 
no sentido de despedida.
mas não! a bicicleta desistida só me leva a
testemunhar mortes e mortes depois da minha:

ah viver em cores que desbotam, 
brinquedos que viram tralhas, 
amores que já não persuadem 
nem no passado, nem no futuro.

a bicicleta me arranha parada:
"és horrível e não te amas!
pela vida tens apenas obsessão e teimosia!
gradativamente  amar e odiar
se envergonham ante teu intelecto.
quem amaste e quem te amou 
lustra à lucidez o desperdício do sentimento".

aconselha que me promovo ausente
não tomando as vias reais,
preservo-me ao menos imaginação alheia,
na forma gentil de saudade
ou senão alívio.


a bicicleta diagnostica
a paraplegia das jovens possibilidades.
gritando aos meus olhos 
nossa utilidade inutilizada,
nossa alegria anêmica.

o freio, que era a segurança 
desta liberdade em duas rodas, 
que o equilíbrio de um ingênuo merecia,
tornou-se um acessório tragicômico 
por sua excelência em nulidade
que é como ter juízo para conduzir uma vida sem graça!

o silêncio da bicicleta sabe um menino perdido e 
que o abandono é o destino do que se faz posse.
conta-me que deus não sonharia existir
declinaria do eterno erro de se replicar
pelo definitivo acerto de extinguir-se.









Nenhum comentário:

Postar um comentário